Poucas pessoas sabem que
Cuba tem uma interessante história do cinema, com grandes filmes, diretores e atores.
Alguns famosos filmes cubanos são: Morango e chocolate Tomás Gutiérrez Alea, um famoso e importante filme de 1994 que trata da situação dos homossexuais em Cuba; Guantanamera, um filme muito leve sobre a vida em Cuba; e eu sou Cuba, um clássico de 1964.
Antes de ir a Cuba, revisamos a história do cinema cubano com cinco curiosidades:
- O primeiro Cineforum de Cuba foi fundado em Havana em 1948;
- A partir deste Cineforum em Havana nasceu a Cineteca de Cuba. La Cineteca foi fundada em 1959 em conjunto com a ICAIC, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, cuja sede também pode ser visitada hoje. Possui cerca de 4000 filmes;
- A associação cultural Nuestro Tiempo era do Psp cubano e também controlava o cinema. Na associação havia intelectuais e diretores famosos como Julio García Espinosa e Alfredo Guevara Valdés.
Uma curiosidade relacionada à Itália: entre 30 de novembro e 6 de dezembro de 1953 em Cuba, foi realizada a "I Semana do Cinema Italiano em Cuba", com a participação do diretor Alberto Lattuada, do roteirista Cesare Zavattini, das atrizes Marisa Belli e Silvana Mangano, o produtor Dino De Laurentiis e o crítico Giuseppe Lo Duca, com os filmes italianos "Miracolo a Milano" de Vittorio De Sica, 1950.
E os atores? Andy Garcia, o famoso ator de filmes como Il Padrino Parte III, La Pantera Rosa 2 em 2009 e Ocean's Twelve, é, na verdade, um ator cubano-americano que se mudou para os Estados Unidos em 1961 com sua família, assim como fez Pablo. Ferro, outro diretor cubano (e designer) que teve a oportunidade de expressar sua criatividade nos Estados Unidos, mesmo com diretores como Stanley Kubrick.